Qual a diferença entre o curso de Comunicação e o curso de Marketing?
Quando o papo é a área de comunicação, dúvidas não faltam, né? De fato, as formações são bem próximas e é normal que os dois profissionais atuem na mesma equipe. Então, afinal, qual a diferença entre em curso de Comunicação Social e um curso de Marketing?
Em poucas palavras podemos dizer que o Marketing é responsável pela venda do produto, enquanto a comunicação define a forma como esse produto será anunciado, chegando ao seu público alvo. As duas áreas caminham sempre juntas: só há comunicação se antes houver um estudo de mercado realizado pelo profissional de Marketing.
Para você entender um pouco mais, a área de Marketing tem foco voltado para a parte de negócios, fazendo análises e estudos profundos sobre um determinado assunto - por exemplo, pesquisas de mercado, análise de público alvo, análise dos concorrentes entre outros.
Já o profissional da área de Comunicação Social, é responsável pelo estudo dos processos de comunicação, ou seja, como uma informação é transmitida, compreendida e percebida pelas pessoas. É papel da área de comunicação fazer com que o cliente crie interesse por um produto e claro, o compre.
Existem universidades que disponibilizam cursos que englobam as duas áreas, através de uma estrutura curricular ampla.