Qual a diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura?
Você está com dúvidas sobre a diferença entre o curso de Engenharia Civil e o curso de Arquitetura? Não se preocupe! Você não está sozinho nessa. Que tal esclarecer isso de uma vez por todas?
Se você escolher um curso de engenharia civil prepare-se para uma carga horária cheia de cálculos matemáticos! Afinidade com a área de exatas é fundamental, ok?
O profissional formado em engenharia civil é responsável pelo cálculo estrutural, além do dimensionamento das cargas e esforços estabelecidos pelo projeto arquitetônico. Além disso, o graduado em engenharia civil pode realizar atividades específicas como, por exemplo, ser responsável pelos projetos de construções de estradas, pontes e viadutos.
No geral, o engenheiro civil é o profissional que cuida da parte estrutural do projeto do arquiteto, acompanhando todas as etapas da construção de um estabelecimento, estudando o terreno do local, os materiais necessários, o tipo de solo entre outros.
Já no curso de Arquitetura não há um foco para a parte de cálculos, as matérias da grade curricular são voltadas para a área de humanas.
O arquiteto é responsável por planejar uma obra, fazendo o desenho da planta. Ele é quem faz o contato com o cliente, com o objetivo captar todas as suas necessidades, garantindo o seu bem-estar. Ter habilidades com desenho, sensibilidade e facilidade para trabalhar em equipe é superimportante, viu?
Em resumo, o profissional da área de Arquitetura estuda a melhor forma de aproveitar um espaço, levando em conta o urbanismo, paisagismo e design. Afinal, todos nós queremos um cantinho confortável, né? Ele também realiza estudos de viabilidade financeira, ambiental e econômica.
Sendo assim, para você entender em poucas palavras qual a diferença entre esses cursos, fica a dica: arquitetura = planejar uma obra e Engenharia Civil = construir e concretizar o trabalho do arquiteto. Certo?