PEDAGOGIA
com bolsa de estudo

Descubra se você tem perfil para o curso Faça o Teste Vocacional Neora

Sobre o curso

Essa é a ciência que tem a educação e o processo de aprendizagem como focos de estudo. Quem escolhe o curso de Pedagogia, ao se formar, vai estar habilitado a dar aulas, lecionando a matéria de sua preferência – como história, português, matemática etc. Além do magistério, o curso de Pedagogia oferece alternativas de trabalho, como o aprofundamento em questões de didática, administração escolar e supervisão escolar. Por isso a grade da faculdade de Pedagogia apresenta muitas disciplinas voltadas às teorias pedagógicas, como psicologia e práticas educacionais, além de temas mais amplos como estrutura do sistema educacional brasileiro, legislação educacional e novas tecnologias educacionais. O estudante do curso de Pedagogia também tem matérias optativas, que podem complementar a formação. Ah, e se você tem interesse em entrar na faculdade de Pedagogia, é bom saber: esse profissional precisa estar sempre estudando, já que para dar uma aula atualizada e rica é preciso estar por dentro do que acontece. É necessário também ter facilidade para se relacionar e criar vínculos e ser flexível para lidar com turmas diferentes. O curso de Pedagogia tem, em média, quatro anos de duração e recentemente, tem-se notado um aumento na procura por cursos de Pedagogia à distância.

Mercado de trabalho

Boa notícia: a empregabilidade para quem escolhe o curso de Pedagogia é alta. O maior mercado ainda é o ensino básico, ou seja, as salas de aula de nível fundamental e médio. Mas desde que o Governo passou a exigir a contratação de um pedagogo em creches, a área de atuação para aqueles que escolheram a faculdade de Pedagogia aumentou. Algumas opções menos tradicionais são os trabalhos em: ONGs, principalmente com aquelas que têm projetos voltados para crianças e adolescentes; hospitais, já que a lei determina que crianças internadas há mais de uma semana precisam estudar; ou empresas, na área de treinamento e desenvolvimento profissional. Um mercado que tem crescido para quem escolheu o curso de Pedagogia é o trabalho com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, que precisam de técnicas especiais de aprendizado. Outra área que tem aumentado a procura por formados em faculdade de Pedagogia é a Educação à Distância, que necessita do desenvolvimento de um programa de aprendizagem específico. Como a gente disse lá em cima, quem escolhe um curso de Pedagogia também pode trabalhar na administração de instituições ou coordenação da equipe de professores. Mas aqui o número de vagas é menor e sai na frente quem tiver cursos complementares ou outros diferenciais no currículo. Ah, e o salário inicial médio para os formados em um curso de Pedagogia é de R$ 1.700.

Sobre a Neora

A gente encoraja jovens a construírem sua própria história de sucesso! Para isso, criamos ferramentas que podem ajudar você a fazer as melhores escolhas tanto na vida acadêmica quanto na profissional.

3 milhões
de alunos
cadastrados

450 mil
alunos com
bolsas de estudo

10 mil
reais de
economia média
por curso

Teste vocacional

Está em dúvida sobre cursar PEDAGOGIA

Nosso Teste Vocacional vai ter ajudar a tomar a melhor decisão!

Vamos lá